"" Fazemos do Esporte uma ferramenta de Possibilidades"

" Fazemos do Esporte uma ferramenta de Possibilidades"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIRADA ESPORTIVA 2010.

Por Erika Toledo.

 O CEU é um espaço que diante das suas infinitas possibilidades, nos faz ousar, ousar em nossas ações, em nossos afazeres cotidianos. Não existem limites, limites que nos prendam ou que nos impeçam, quando compreendemos o objetivo e nosso papel, existe uma força maior, maior que quaisquer empecilhos, ela nos move,  nos faz buscar meios, meios que se adéqüem e nos façam cumprir os objetivos que traçamos.

E  diante disso, somos o espelho da nossa Gestora, somos inspirados a fazer deste espaço um lugar de vivências e possibilidades infinitas, que está  na mão de cada um de nós, que fazemos parte e aceitamos  o desafio  de propiciar  ações que façam a diferença  para cada pessoa que procura o CEU Azul da Cor do Mar.

Embarcamos em mais uma odisséia fazer da Virada Esportiva de 2010, uma ação cumpridora do nosso objetivo maior: trabalhar para tornar “Significante” as pessoas  que freqüentam nosso espaço, sonhamos, idealizamos, refletimos e finalmente executamos, garantimos o atendimento  a todos, oferecemos aulas abertas de Aero boxe, Ioga, teve o quadrangular de vôlei,  a Gincana de Solicitação e o acantonamento.

Convidamos quarenta adolescentes  que fazem do CEU a extensão de suas casas, passam a maior parte do dia aqui, somos nós seus referenciais e muitas vezes os únicos a respeitar, valorizar e cobrar deles atitudes e ações que despertem o zelo por este espaço único pra eles.

Mobilizamos toda a equipe da gestão, pensamos nas estratégias, na logística, nas regras,  reunimos os pais e propomos que eles permitissem que  seus filhos permanecessem no  CEU das 22h00 do sábado às 6h00 do domingo.


Compartilhamos esta ação com todos e nos surpreendemos com a adesão e comprometimento, a cada riso, a cada olhar brilhante, desvendávamos e ganhávamos espaços, construíamos vínculos e estabelecíamos novas relações, nossas cobranças e regras pouco a pouco foram compreendidas, a caça ao tesouro despertou neles o cuidado  com o espaço, na gincana relâmpago a união entre eles  para cumprir a prova, no futsal com lanterna o respeito pelo outro foi fundamental, na contação de histórias,  no campeonato de games, pouco a pouco, mutuamente a magia acontecia.

O dia clareou, hora de pegar as mochilas e nos reunirmos para o  café da manhã, em cada rosto cansado e feliz a descoberta de um novo tesouro, como este espaço esteve diante deles por tanto tempo e eles nunca haviam pensado nesta possibilidade, estar com pessoas que permitiram a eles viverem uma aventura             inesquecível ao lado de casa, num espaço tão familiar.


Temos a certeza que eles jamais esquecerão e nós nunca mais olharemos nossos meninos da mesma forma, começamos o nosso dia pleno, com a certeza de termos atingido nossos objetivos e feito a diferença na vida de alguns adolescentes.

O Núcleo de Esportes agradece a todos que fizeram parte desta ação, tudo só foi possível pela participação de cada um, quando trabalhamos todos juntos o sucesso torna-se conseqüência natural da ação proposta.


Nosso muito obrigado a nossa gestora Profª Bernardete Marcelino por tornar o sonho possível, a equipe de Especialistas, aos Núcleos de Educação e Cultura, ao Profº Erich Toledo e Adriano, ao Regys, Igor, Carmen, Joyce e Douglas .